Somos uma empresa que presa e pratica a diversidade, capaz de construir um ambiente onde todos convivam com a multiplicidade de perspectivas, tornando-o culturalmente mais rico. Em 2005, a Cummins Brasil contava com 1/3 do seu quadro de funcionários apresentados no quadro de diversidade. Isso incluímos mulheres, afrodescendentes, pessoas com deficiência. Em 2017, o número passou a ser a grande maioria da nossa força de trabalho. Isso mostra, ao longo dos anos, como a Cummins buscou seu engajamento e participação efetiva no que se refere a diversidade tanto local, quanto global. A Cummins leva os princípios de diversidade muito a sério e acredita que caráter, capacidade e inteligência não são privilégios de um sexo específico nem de determinada raça ou de indivíduos com diploma de certas universidades

“A Cummins irá sempre lutar por direitos iguais para garantir a criação de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. Há uma conotação muito positiva sempre que me deparo com diferentes pontos de vista, pois me junto a eles e faço a minha vida mais rica.”
Tom Linebarger - CEO Cummins

 

GRUPOS DE AFINIDADES

Grupo de Afinidades Pessoas com Deficiência:
Um  dos  principais  objetivos  do  grupo  é  desenvolver  o programa de Cultura Inclusiva de Pessoas com Deficiência nos Negócios, além de propiciar a expansão das iniciativas de adaptação da infraestrutura. Dentre as atividades do SNAAG, podemos destacar a realização de palestras e mesas-redondas com assuntos temáticos para conscientização dos funcionários, além de benchmarking com outras empresas para a troca de ideias.

Grupo de Afinidades Afrodescendentes
Essencial nas relações humanas, a equidade é um dos objetivos para a existência do Grupo Afro, que busca minimizar os impactos do preconceito racial dentro do ambiente de trabalho. A inclusão, aliada a diferentes talentos e perspectivas, gera inovação e resultados superiores. O grupo apoia iniciativas de desenvolvimento pessoal e de carreira para negros, a fim de desenvolver a consciência organizacional da Cummins e de seus funcionários.

Grupo de Afinidades Geração Y
Dedicado aos colaboradores que nasceram a partir de 1980, a Geração Y não se prende somente a tecnologia, mas destaca-se por ser exigente e ávida por inovações e o bem-estar. As principais iniciativas do grupo buscam criar um ambiente onde todas as gerações interajam eficientemente, estimular o equilíbrio da vida profissional e pessoal através de incentivo à vida saudável e promover oportunidades para o desenvolvimento profissional e retenção de talentos.

Grupo de Afinidades LGBTQ+
O núcleo LGBTQ+ da Cummins trabalha para promover um ambiente seguro dentro da empresa, para que todos possam demonstrar seu potencial máximo de trabalho, independentemente da orientação  sexual. O grupo desenvolve treinamentos como o Safe Leader Training, para promover conhecimento e engajamento da causa para todos os funcionários Cummins e já expandiu para América Latina em unidades do México, Argentina, Panamá e Colômbia. Anualmente celebra-se a Semana do Orgulho LGBTQ+ que ocorre no mês de Junho, contando com palestras cujo intuito é demonstrar como a diversidade é importante. 

Grupo de Afinidades de Mulheres
O WAG (Women's Affinity Group) promove ações para atingir a equidade de gênero no ambiente de trabalho, criando um ambiente mais inclusivo e com representatividade de mulheres em todos os tipos de trabalho e níveis hierárquicos. 
Há um núcleo voltado especificamente às mulheres com carreiras técnicas, o CWiT (Cummins Women in Technology), cuja líder é embaixadora do SWE (Society of Women Engineers) no Brasil, uma organização global que empodera e suporta o desenvolvimento profissional de mulheres engenheiras. 
Recentemente o WAG ganhou destaque em organizações externas, participando da Aliança para Empoderamento da Mulher, apoiando o movimento #HeForShe (#ElesporElas em português) e recebendo o Prêmio WEP (Women Empowerement Principles), que certifica acerca dos princípios de empoderamento estabelecidos pela ONU.

 

Os Grupos de Afinidades Cummins criam um ambiente saudável para os funcionários trabalharem em sua plenitude, sentindo-se confortáveis para atingir o maior nível de produtividade e bem-estar.