A Cummins Emission Solution é lider global no fornecimento de sistemas de pós tratamento para veiculos a diesel e conta com duas tecnologias para atender a demanda de seus clientes, sendo elas: Sistema de redução catalitica seletiva (SCR) e Sistema de recirculação dos gases de exaustão (EGR). Vejam detalhes a seguir:
Quase 1 milhão de sistemas de redução catalítica seletiva e componentes complementares têm sido utilizados em todo o mundo desde 2005. O SCR é uma tecnologia eficaz e confiável que reduz óxidos de nitrogênio (NOx) para uma ampla gama de aplicações de veículos comercias. Nossos sistemas requerem pouca ou nenhuma manutenção, exceto a manutenção ocasional do filtro do sistema de dosagem, dependendo da aplicação.
O sistema SCR utiliza o redutor químico ARLA 32, também conhecido como fluído de escape Diesel (DEF) na América do Norte ou AdBlue na Europa. Esse é composto por 32,5% de uréia e 67,5% de água desmineralizada. A Arla 32, ao ser injetada no sistema, provoca uma reação química dentro do catalisador com os gases produzidos no processo de combustão do motor diesel. Em numeros aproximados, o resultado é a dimunição de 80% de material particulado e 60% de óxido de nitrogênio (NOx), liberando vapor d’água e gás nitrogênio, substâncias inofensivas ao meio ambiente.
O sistema de recirculação de gases de exaustão tem como caracteristica principal possuir uma valvula instalada na saida do turbo, juntamente com um resfriador de calor para fazer a recirculação dos gases no motor. A tecnologia EGR desvia uma pequena porcentagem dos gases de combustão removidas pelo turbo de volta a câmara de admissão do motor, baixando a temperatura de combustão dentro do cilindro, e como consequencia, reduzindo a formação de Nox e aumentando a formação de particulado (PM). Devido a esse fenômeno, utiliza-se um filtro para reter o material particulado no sistema de pós tratamento, eliminando a necessidade do uso de Arla 32.
Catalisadores de oxidação de diesel reduzem o Material Particulado através de uma reação química que não requer limpeza ou manutenção.
Os DPFs ou PFCs são eficazes na redução de mais de 90% de material particulado. Os elementos filtrantes retem o material particulado vindo juntamente com os gases de exaustão em suas paredes porosas, provendo assim, gases limpos a atmosfera. Regenerações passiva e ativa são necessarias para fazer a limpeza dos filtros. Em alguns casos, um procedimento externo de limpeza se faz necessario.